10 Dicas Para Iniciar A Estratégia De Marketing Da Sua Strat-Up

Por onne
Como qualquer marca presente no mercado, também tem que comunicar obrigatoriamente. A forma como comunicamos e direcionamos os esforços de interação com o nosso público deve ser ajustada aos objetivos definidos e a quem nos dirigimos.
A sua marca vai ser avaliada e as pessoas vão conversar sobre a mesma. Faça parte da conversa e utilize as redes sociais. Se o fizer bem, vai perceber o quanto é importante a comunicação como ferramenta de negócio e de relacionamento.
Desta forma, como pode aumentar o tráfego das redes sociais?
1. Defina a sua estratégia de marketing para as redes sociais
Não é suficiente publicar nas redes sociais posts interessantes e aguardar que o seu público goste do mesmo. Não é fácil gerar buzz, daí ser muito importante definir à partida a sua estratégia.
Definir o que pretende atingir, com que objetivo e o que fazer até lá chegar, são perguntas para as quais deve ter respostas.
Mantenha o core business da sua marca, mas adapte o conteúdo ao contexto em que se encontra, neste caso, adapte a abordagem consoante o foco e a finalidade da rede social.
Lembre-se que não precisa de estar em todas as redes sociais e não tenha perfil em mais redes do que as que consegue gerir. Se estiver presente em mais do que uma rede, lembre-se do propósito da mesma.
2. Quem é o público-alvo?
É vital trabalharmos para alcançar o nosso público e como tal, devemos estar nas redes onde ele já está. Para que utilizar canais onde o nosso público não está? Faça uma pesquisa sistemática e verifique as preferências e gostos do seu público-alvo no que toca a redes sociais.
3. A sua marca deve ter personalidade
Como base no que cita a visão, a missão e os valores, a sua comunicação deve seguir aquilo que traçou inicialmente para a sua marca, ou seja, de acordo com a sua personalidade.
Comunique diretamente com os clientes e dê respostas personalizadas.

4. Relacione-se com a sua audiência
As pessoas estão nas redes sociais para se relacionarem umas com as outras, como tal deve utilizar as mesmas redes para se relacionar com a sua audiência. Deve relacionar-se com as pessoas que o seguem ou estão próximas.
Evidencie o impacto do seu produto ou serviço na melhoria de vida das pessoas, pois ao evocar emoções, o seu público ficará mais próximo de si.
5. Muita atenção ao conteúdo
Um dos principais objetivos das redes sociais é criar conteúdo e possibilitar a sua partilha. Todo o conteúdo que produza deve ser relevante e com interesse junto da sua audiência, ou seja, de qualidade.
A imagem que o cliente tem de nós, é criada com base no que comunicamos. Se não produzir o conteúdo, acompanhe de perto quem o faz.
6. Comunique com imagens
Nas principais redes sociais, os posts que mais engagement geram são os que contêm imagem.
Se é comum ouvirmos dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras, um vídeo vale mais do que dez mil. As pessoas prestam atenção ao vídeo da mesma forma que os alunos prestam atenção aos vídeos quando o professor o apresenta nas aulas, e o silêncio e atenção são notórios.
7. Converse
Converse com a audiência de forma informal. Incentive o diálogo e a interação entre os utilizadores.
A interação entre os membros da sua audiência, facilitará a tarefa de manter a sua marca na mente destes, como processo de fidelização.
8. Monitorize
Alinhe o seu conteúdo com os objetivos que traçou e analise frequentemente as ferramentas de monitorização da cada rede.
Estruture os seus canais para que estes sejam fontes de tráfego, que se traduzam em leads, e consequentemente em vendas.
9. Não tenha medo
É natural que a marca venha a sofrer reclamações. Muito mais facilmente ouvirá uma critica do que um elogio. Não tenha receio e lide com a crítica pois é a hipótese que tem de gerir a reclamação e eliminar a insatisfação do cliente.
10.Cuidado com a publicidade nas Redes Sociais
As redes sociais devem ter como objetivo a informação e não a venda. O caminho certo é deixar que seja a audiência a vender a sua marca. Estes testemunhos são o que de melhor lhe pode acontecer.
Ouça, seja humano, responda à audiência e aí sim, fale do benefício da sua oferta.