Comunicar B2B e B2C É Igual?

Por onne
Comunicar

Sabemos que o marketing B2C (Business to Consumer)  traduz as transações efetuadas entre a empresa e o cliente final e o marketing B2B (Business to Business) traduz as transações entre empresas. Assim sendo, será que devemos comunicar da mesma forma operando num ou noutro sistema? É um tema a que devemos dedicar alguma atenção para não cometermos erros tantas vezes repetidos. A forma como comunicamos deve ser ajustada aos objetivos que definimos e ao target para o qual nos dirigimos. Deste modo, e depois de estarmos certos da nossa estratégia e para onde queremos ir, o nosso conteúdo pode ser desenvolvido e utilizado das mais diferentes formas.

 A estratégia que operacionalizamos, depende do que definimos como o nosso público-alvo e dos objetivos que estipulamos como metas para a nossa empresa. Como tal, existem aspetos distintos que devemos ter em conta no desenvolvimento da nossa estratégia de marketing e do respetivo conteúdo, seja este para B2C ou B2B.

 Não devemos nunca descurar para quem comunicamos e da forma que o devemos fazer. O conteúdo para a nossa estratégia B2B deve ser desenvolvido e orientado a executivos e influenciadores, enquanto numa estratégia B2C devemos atingir clientes finais que procuram um produto e/ou serviço. Para além de se diferenciarem pelo que é o seu público-alvo, empresas B2B e B2C devem trabalhar seguindo estratégias de marketing distintas para chegar aos clientes, uma vez que é necessária uma abordagem distinta quando se comunica para um consumidor final ou para uma empresa.

O B2C, ou seja, quando nos dirigimos para as massas, tem por definição procurar entender e ir ao encontro das necessidades e desejos sentidos pelo seu público. Por isso, grande parte das campanhas devem ter como foco o relacionamento e a conversão dos contactos em vendas.

Por sua vez, o B2B funciona de forma eventualmente mais pragmática, isto é, focando a redução de custos, o crescimento do negócio e o aumento do número de contactos qualificados.

Os canais utilizados para colocar em marcha a estratégia, seja ela B2C ou B2B, até podem ser os mesmos. Contudo a grande diferença está na forma como são utilizados esses mesmos canais.

 No caso do B2C, é deveras importante estarmos focados no marketing relacional. Isto significa que temos de criar conteúdo relevante, claro e objetivo para nosso público.
Já no B2B, o investimento em canais específicos é o que se torna mais importante. Uma vez que o processo de venda é mais longo, o B2B exige estarmos focados na geração contínua de leads para conseguirmos que estas se traduzam em vendas.

No caso do B2C é sabido que basta um estímulo para que consigamos criar uma necessidade por um determinado produto ou serviço e faça o cliente compra-lo. Enquanto o marketing B2C deve trabalhar mais o lado emocional, o B2B faz uso de dados e informação que ajuda na tomada de decisão, uma vez que o cliente corporate pondera bastante mais antes de tomar a ação de comprar.

Tanto os clientes finais como as empresas se sentem mais confortáveis para fechar um negócio depois de acederem a conteúdos relevantes e informativos sobre aquilo que estão a comprar.

Desta forma, fiquemos com a ideia que embora com algumas particularidades distintas, aquilo que vai ser o nosso conteúdo e a qualidade do mesmo, é que nos vai tornar mais ou menos relevante para o cliente, seja ele particular ou empresarial.