Atenção Na Seleção Dos Parceiros Franchisados

Por onne
A correta seleção dos parceiros franchisados é uma etapa absolutamente crucial no processo de crescimento de qualquer rede de franchising. Apenas com a escolha certa dos parceiros que desenvolvam com sucesso o modelo do franchisador a marca alcançará o sucesso esperado.
Antes de qualquer seleção, é necessário definir muito bem o perfil ideal do parceiro. Devemos ter presente os atributos que qualquer candidato deverá possuir, bem como as suas características pessoais, que devem ser tidas em conta no processo de seleção.
O candidato deverá possuir as capacidades técnicas aplicáveis ao conceito e exigidas pelo franchisador. Se necessário, e principalmente quando falamos de domínios mais técnicos, podem e devem ser comprovadas através de provas especificas.
O candidato ideal deverá ser formado e capaz de seguir o sistema definido pelo franchisador. Paralelamente, é importante que este mesmo parceiro tenha características de empreendedor e gestor, bem como ter aptidão comercial. Esta aptidão é que vai fazer com que o parceiro, no futuro, tenha maior ou menor sucesso.
O franchisador deve ter presente neste processo de recrutamento, que o candidato a parceiro franchisado deve ter bem vincada a vontade de empreender e encarar esta nova etapa como um projeto de vida. O apoio que este possa ter no seio familiar é também deveras importante, pois fará com que a tomada de decisão seja mais ágil.
É também comum que o franchisador tenha especial preocupação com a autonomia e a capacidade financeira do franchisado, de forma a que este possa, sem problemas, efetuar o investimento exigido. E se há razões para que franchisador tenha também em conta este critério no momento de selecionar, também o franchisado deve ponderar muito bem todas as questões inerentes à sua capacidade de investimento, uma vez que esta deverá ir além do valor do investimento inicial, ou seja, o parceiro deve ser capaz de investir no equipamento necessário, na criação da unidade, e na capacidade de ter o fundo de maneio para o primeiro ano de atividade.