Black Friday: como chegamos a este conceito?

Por onne
O conceito Black Friday nasceu nos USA – o dia após o thanksgiving day, onde os americanos inauguram a temporada das compras natalícias!
Depois da black friday, surgiu a Cyber Monday – dia dedicado às compras pela internet. 
 
O conceito Black Friday começou a espalhar-se um pouco por todo o mundo e Portugal não é excepção. As marcas Portuguesas adotaram esta temática e estendem as campanhas de Black Friday a vários dias. 
 

E como funcionam as Black Friday em Portugal? 

Normalmente existe um conjunto de produtos que tem um preço bastante mais atrativo (com uma percentagem de desconto grande), levando a que os consumidores sintam vontade em adquiri-lo – desejo de ter aquele bem! 
A Black Friday, em Portugal, acontece, por norma, na última semana de Novembro. As marcas fazem campanhas de 3 ou mais dias. Algumas marcas, optam, até, por fazer a campanha durante a última semana de Novembro. As lojas enchem-se nestes dias, os websites das marcas geram bastante mais tráfego do que o habitual. As transportadoras recebem um volume de trabalho excessivamente anormal. 
 

E como comunicam as marcas?

Os consumidores são bombardeamos com vários tipos de anúncios, em várias plataformas. Os meios digitais são dos canais preferenciais para apresentarem as campanhas de Black Friday: desde anúncios pagos na rede Google, a Facebook Ads (anúncios no Facebook e Instagram), ativação através influenciares – um dos grandes meios de divulgação atual das marcas, colocação de banners atrativos nos website das marcas e envios massivos de campanhas de e-mail marketing. Existem ainda, ativações  de campanha em televisões, revistas, jornais, outdoors. Os anúncios acontecem em video e imagens com letras garrafais a dizerem “BLACK FRIDAY”, aparecem em todos os meios de comunicação. Por estes dias vê-se um pouco de tudo. 
Para as marcas, o mais importante é conseguir impactar o maior número de pessoas, e provocar-lhes o desejo da ação – comprar! 
 

Onde é que os Portugueses vão fazer as compras na Black Friday?

24% dos consumidores revela o desejo de fazer compras na Black Fiday, exclusivamente online, 32% deslocara-se-á até às lojas físicas e 44% utilizam as duas vias para fazerem compras (segundo estudo da Picodi). Estes dados revelam a importância do comércio online e de as marcas terem websites com lojas online preparadas para venderem. 
 
A sua marca aproveita este conceito para vender mais nesta altura do ano? Conte-nos como é que organiza as suas campanhas de Black Friday!
 
 
 

Por, João Ferreira Gestor de Marketing
ONNE