Plano de Marketing: Qual a Melhor Estratégia?

Por onne

Qual a importância de ter um Plano de Marketing, com ações válidas para a realidade da minha empresa?

Em pleno século XXI, ainda há empresários e organizações que definem Plano de Marketing como um conjunto de ações, por norma de comunicação, a que associam um cronograma e afetam os recursos.

Temos de uma vez por todas, perceber a real importância do plano de marketing.

As organizações e os seus empresários devem perceber a real importância do plano de marketing! Se percebermos que o marketing é uma filosofia de gestão, conseguimos entender que o plano é a definição estratégica e objetiva da organização. Este plano apenas com as estratégias e táticas bem operacionalizadas nos permitem atingir os nossos principais objetivos.

 Marketing
Os objetivos devem ser realistas e ajustados à realidade da organização. Podem e devem compreender mais do que comunicação e resultados, ou efeitos provenientes das ações contempladas nesta variável do mix.
Devemos definir objetivos claros, quantitativos e qualitativos para todo o período para o qual desenvolvemos o plano. Só com estes objetivos bem definidos, conseguimos medir o impacto da estratégia que levamos a cabo.

Marketing
A necessidade que nos leva a desenvolver um Plano de Marketing pode ser muito variada. Podemos querer lançar ou alterar bens ou serviços; aumentar a notoriedade espontânea ou assistida da nossa empresa, marca ou produto; aumentar o volume de negócios ou a rentabilidade; ou até mesmo conquistar mais clientes.
Embora existam diversas visões teóricas sobre a estrutura ideal para o plano de marketing, esta deverá seguir algo próximo de:
  1. Sumário Executivo
  2. Diagnóstico da situação atual
  3. Análise estratégica
  4. Objetivos
  5. Estratégicas de marketing
  6. Plano de ação
  7. Orçamento de marketing 
Não nos devemos esquecer que um plano de marketing deve ser desenvolvido e operacionalizado de acordo com a situação atual da organização. Poderá assim variar entre os 6 meses e os 5 anos.
  
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Assim, o plano de ação, embora sendo um dos principais pilares do plano de marketing, não o substitui. Embora ainda existam muitas empresas que só se dediquem ao desenvolvimento deste documento, mesmo que de forma deficitária, ele não resume em si, todo o plano de marketing e toda a importância que tem para a organização.

As organizações que o fazem devem lembrar-se que podem estar a cometer erros fatais, pois condicionam a falta de adequação das ações às reais necessidades da organização.
 
É tão importante definir boas ações, como ajustá-las ao que são os recursos da organização. 

É mais importante adotar a estratégia correta, do que procurar o lucro imediato – Philipe Kotler

 
Devemos ter presente que o Plano de Marketing não é, nem deve ser estanque. Se anteriormente a preocupação era também a de ter um plano de contingência de ações alternativas, hoje o nosso plano B deve ser o foco no mercado e a atenção às mudanças que ocorrem diariamente, o reflexo do mercado evolutivo onde atuamos. 
 
 
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Na ONNE, desenvolvemos o Plano de Marketing à medida da sua empresa. Cada organização é única, com recursos, objetivos e metas distintas. Por esse motivo um serviço de consultoria altamente personalizado, garante que cada cliente possa desenvolver um plano de marketing ajustado à realidade em que se insere. Durante este processo, o cliente é chamado a ser parte integrante do processo, nomeadamente na discussão de metas e objetivos, para que o plano de ações vá ao encontro às necessidades da sua empresa. Para obter mais informações sobre os serviços da ONNE, entre em contacto connosco (clique aqui). 
 
 
Por, João Ferreira Gestor de Marketing

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Por, João Ferreira Gestor de Marketing
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