Novidades: aDeus Bolhão novo livro lançado pelo Arquiteto Joaquim Massena

Por onne
aDeus Bolhão quer lançar reflexão sobre mercado do Porto.

Livro digital vai ser publicado por capítulos no Facebook. “O regime democrático é isso mesmo, é a capacidade de haver contraditório, há pessoas que gostam, há pessoas que não gostam”, aponta o arquitecto que fez um projecto de reabilitação para o Bolhão.

O arquitecto Joaquim Massena, autor de um projecto de requalificação Bolhão preterido pela Câmara do Porto, lançou o primeiro capítulo de um “livro digital” sobre o edifício centenário cuja “demolição profunda” critica.

A empreitada de restauro do Mercado do Bolhão foi consignada oficialmente a 15 de Maio de 2018, prevendo-se, à data, um prazo de dois anos para a conclusão dos trabalhos. Contudo, em Dezembro de 2019, a autarquia anunciou que as obras de requalificação, cujo término estava previsto para Maio deste ano, iriam ser prolongadas por mais um ano, devido à necessidade de alterar “o método construtivo”.

Esta alteração foi aprovada em 27 de Março, pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) e implica “o desmonte de alguns elementos metálicos (colunas, varandas e consolas da cobertura) e a demolição de três, das quatro, lajes existentes de betão das galerias superiores do mercado”.

Intitulado aDeus Bolhão, o manuscrito será divulgado na página pessoal na rede social Facebook, por capítulos, sendo que se inicia com “uma breve contextualização de imagens do verdadeiro Mercado do Bolhão”.

In @publico.pt.
 
Por, João Ferreira Gestor de Marketing
ONNE