Casa-Museu Abel Salazar

Por onne
Tutelada, inicialmente, pela Fundação Gulbenkian, a Casa-Museu Abel Salazar é desde 1975 património da Universidade do Porto, sendo gerida desde 1989 pela Associação Divulgadora da Casa-Museu. Integra a Rede Portuguesa de Museus.
Abel Salazar, médico e cientista reconhecido a nível mundial, nasceu em Guimarães em 1889 e residiu em Matosinhos durante cerca de trinta anos.
As coleções da Casa Museu Abel Salazar são muito diversificadas e de um reconhecido valor histórico e patrimonial.
Expostas em três pisos, refletem sobretudo a faceta artística do mestre, através de esculturas, pinturas a óleo, desenhos, nanquins ou cobres martelados.
No primeiro andar há uma reconstituição do ambiente vivido por Abel Salazar na sua residência, ainda com o mobiliário e disposição originais.
No 2º andar, em várias salas estão expostos alguns dos trabalhos de investigação de Abel Salazar na área das ciências biológicas, material de laboratório e artigos por si escritos, trabalhos de gravura e alguns objetos de uso pessoal no quarto de dormir.
A sua faceta de pensador social (que levaria à sua expulsão da Universidade do Porto pelo Estado Novo) é igualmente abordada neste espaço museológico.
Este museu integra a Rede Portuguesa de Museus (http://www.ipmuseus.pt/…/muse…/rpm_norte/ContentDetail.aspx…).
🏫.

 
Por, João Ferreira Gestor de Marketing
ONNE