Marketing Digital: Que Confusão!!!

Por onne
Hoje, é habitual ouvirmos falar de Marketing Digital ou Web Marketing. Muitas são as definições que se podem ler, por vezes até algo controversas. De forma simples podemos entender o Marketing Digital como o conjunto de planos de ação que as empresas podem e devem utilizar através da Internet, para isso bastando estar ligado a qualquer dispositivo com essa ligação.
Fruto da atual conjuntura, as opções digitais são muito apetecíveis, por vezes também vistas como prioritárias para as empresas, quando estas querem comunicar e divulgar a sua marca.
Uma excelente ferramenta, e cada vez com mais adeptos, é o sistema Google AdWords, que é o programa de publicidade do Google. Com o AdWords temos a possibilidade de criar anúncios simples e eficazes, e exibi-los para pessoas que pesquisam informações relacionadas com o que queremos vender.
Por vezes, de tanto se ouvir falar, e apesar de toda a complexidade desconhecida por muitos, pode parecer simples. As empresas e os seus gestores parecem acreditar que a sua simplicidade é maior do que a que realmente é. Alguns acreditam até que estas ferramentas digitais têm um maior e mais rápido impacto por si só, do que outros meios tradicionais.
As redes sociais estão “à distância de um clique”. Efetivamente é verdade. A confusão surge quando o trabalho de dinamização é efetuado por alguém sem conhecimento para tal. Nas redes sociais, não basta publicar o que nos apetecer e esperar o sucesso. Mais rapidamente se alcança o insucesso!
As empresas deverão ser capazes de captar audiência com conteúdos interessantes para o seu target, e mantê-las informadas, interessadas e curiosas. É importante perceber concretamente o que se oferece e o que o cliente procura.
As redes sociais são uma poderosa ferramenta que deve funcionar sempre de forma integrada com outras ferramentas de comunicação (online e offline) e nunca isoladamente.
É comum ouvirmos alguém pensar que consegue distinguir a sua marca ou a sua empresa, sem apresentar fatores diferenciadores, mas sim com muita comunicação que consiga atrair visitantes ao website. Investir unicamente em meios digitais não é suficiente. Poderá até gerar alguma visibilidade, mas em pouco tempo entenderá que só pondo em prática uma estratégia de Marketing integrada atingirá os melhores resultados.
Investir por investir não é uma boa política. Fazer por fazer não vai trazer resultados.
Quando falo em Marketing integrado, refiro-me a percebermos de facto o mercado onde estamos, conhecermos a nossa empresa e os nossos concorrentes, e diferenciarmo-nos. Depois sim, comunicaremos de forma assertiva. Quanto maior for esta “integração”, maior será o retorno das nossas ações de Marketing Digital.
É também comum, encontrar empresas com dificuldade em perceber que ações de Marketing Digital devem ser realizadas por alguém com conhecimentos para tal. Existe uma dificuldade em pagar a alguém para gerir ferramentas como o AdWords.
Se já investem na publicidade porque pagar para a gerirem?! Para que o investimento não seja em vão e se consiga atingir os objetivos, as empresas devem avaliar o custo-benefício, em vez dos euros que podem ou não ser investidos.
Este tipo de ferramenta, e a sua forma de funcionamento, ajuda a criar a ideia de que o Marketing Digital é “barato” ou até mesmo “gratuito”. É verdade que existem diversas ferramentas gratuitas, que quando bem utilizadas podem ajudar-nos a obter ótimos resultados, e isso é verdade, comparando com meios tradicionais, o investimento do digital é bem mais interessante.
Devem ter sempre presente que o Marketing Digital pode até ser mais simples, e apresentar um custo relativamente baixo, contudo os resultados alcançados só serão os esperados, se este trabalho for bem realizado e estiver alinhado com a estratégia da vossa empresa.