Marketing Digital: Que Confusão!!!

Hoje, é habitual ouvirmos falar de Marketing Digital ou Web Marketing. Muitas são as definições que se podem ler, por vezes até algo controversas. De forma simples podemos entender o Marketing Digital como o conjunto de planos de ação que as empresas podem e devem utilizar através da Internet, para isso bastando estar ligado a qualquer dispositivo com essa ligação.
Fruto da atual conjuntura, as opções digitais são muito apetecíveis, por vezes também vistas como prioritárias para as empresas, quando estas querem comunicar e divulgar a sua marca.
Uma excelente ferramenta, e cada vez com mais adeptos, é o sistema Google AdWords, que é o programa de publicidade do Google. Com o AdWords temos a possibilidade de criar anúncios simples e eficazes, e exibi-los para pessoas que pesquisam informações relacionadas com o que queremos vender.
Por vezes, de tanto se ouvir falar, e apesar de toda a complexidade desconhecida por muitos, pode parecer simples. As empresas e os seus gestores parecem acreditar que a sua simplicidade é maior do que a que realmente é. Alguns acreditam até que estas ferramentas digitais têm um maior e mais rápido impacto por si só, do que outros meios tradicionais.
Fruto da atual conjuntura, as opções digitais são muito apetecíveis, por vezes também vistas como prioritárias para as empresas, quando estas querem comunicar e divulgar a sua marca.
Uma excelente ferramenta, e cada vez com mais adeptos, é o sistema Google AdWords, que é o programa de publicidade do Google. Com o AdWords temos a possibilidade de criar anúncios simples e eficazes, e exibi-los para pessoas que pesquisam informações relacionadas com o que queremos vender.
Por vezes, de tanto se ouvir falar, e apesar de toda a complexidade desconhecida por muitos, pode parecer simples. As empresas e os seus gestores parecem acreditar que a sua simplicidade é maior do que a que realmente é. Alguns acreditam até que estas ferramentas digitais têm um maior e mais rápido impacto por si só, do que outros meios tradicionais.
As redes sociais estão “à distância de um clique”. Efetivamente é verdade. A confusão surge quando o trabalho de dinamização é efetuado por alguém sem conhecimento para tal. Nas redes sociais, não basta publicar o que nos apetecer e esperar o sucesso. Mais rapidamente se alcança o insucesso!
As empresas deverão ser capazes de captar audiência com conteúdos interessantes para o seu target, e mantê-las informadas, interessadas e curiosas. É importante perceber concretamente o que se oferece e o que o cliente procura.
As redes sociais são uma poderosa ferramenta que deve funcionar sempre de forma integrada com outras ferramentas de comunicação (online e offline) e nunca isoladamente.
As empresas deverão ser capazes de captar audiência com conteúdos interessantes para o seu target, e mantê-las informadas, interessadas e curiosas. É importante perceber concretamente o que se oferece e o que o cliente procura.
As redes sociais são uma poderosa ferramenta que deve funcionar sempre de forma integrada com outras ferramentas de comunicação (online e offline) e nunca isoladamente.
É comum ouvirmos alguém pensar que consegue distinguir a sua marca ou a sua empresa, sem apresentar fatores diferenciadores, mas sim com muita comunicação que consiga atrair visitantes ao website. Investir unicamente em meios digitais não é suficiente. Poderá até gerar alguma visibilidade, mas em pouco tempo entenderá que só pondo em prática uma estratégia de Marketing integrada atingirá os melhores resultados.
Investir por investir não é uma boa política. Fazer por fazer não vai trazer resultados.
Quando falo em Marketing integrado, refiro-me a percebermos de facto o mercado onde estamos, conhecermos a nossa empresa e os nossos concorrentes, e diferenciarmo-nos. Depois sim, comunicaremos de forma assertiva. Quanto maior for esta “integração”, maior será o retorno das nossas ações de Marketing Digital.
Investir por investir não é uma boa política. Fazer por fazer não vai trazer resultados.
Quando falo em Marketing integrado, refiro-me a percebermos de facto o mercado onde estamos, conhecermos a nossa empresa e os nossos concorrentes, e diferenciarmo-nos. Depois sim, comunicaremos de forma assertiva. Quanto maior for esta “integração”, maior será o retorno das nossas ações de Marketing Digital.
É também comum, encontrar empresas com dificuldade em perceber que ações de Marketing Digital devem ser realizadas por alguém com conhecimentos para tal. Existe uma dificuldade em pagar a alguém para gerir ferramentas como o AdWords.
Se já investem na publicidade porque pagar para a gerirem?! Para que o investimento não seja em vão e se consiga atingir os objetivos, as empresas devem avaliar o custo-benefício, em vez dos euros que podem ou não ser investidos.
Este tipo de ferramenta, e a sua forma de funcionamento, ajuda a criar a ideia de que o Marketing Digital é “barato” ou até mesmo “gratuito”. É verdade que existem diversas ferramentas gratuitas, que quando bem utilizadas podem ajudar-nos a obter ótimos resultados, e isso é verdade, comparando com meios tradicionais, o investimento do digital é bem mais interessante.
Devem ter sempre presente que o Marketing Digital pode até ser mais simples, e apresentar um custo relativamente baixo, contudo os resultados alcançados só serão os esperados, se este trabalho for bem realizado e estiver alinhado com a estratégia da vossa empresa.
Se já investem na publicidade porque pagar para a gerirem?! Para que o investimento não seja em vão e se consiga atingir os objetivos, as empresas devem avaliar o custo-benefício, em vez dos euros que podem ou não ser investidos.
Este tipo de ferramenta, e a sua forma de funcionamento, ajuda a criar a ideia de que o Marketing Digital é “barato” ou até mesmo “gratuito”. É verdade que existem diversas ferramentas gratuitas, que quando bem utilizadas podem ajudar-nos a obter ótimos resultados, e isso é verdade, comparando com meios tradicionais, o investimento do digital é bem mais interessante.
Devem ter sempre presente que o Marketing Digital pode até ser mais simples, e apresentar um custo relativamente baixo, contudo os resultados alcançados só serão os esperados, se este trabalho for bem realizado e estiver alinhado com a estratégia da vossa empresa.