A Importância Dos Manuais De Franchising

Por onne
Ao contrário do que é a opinião de alguns, os manuais operativos de uma rede que atua em sistema de franchising são de extrema importância e utilidade. 

Os manuais são documentos de suporte, que são elaborados de acordo com a experiência adquirida pelo franchisador, onde se descrevem de forma padronizada os elementos necessários de forma a seguir as boas práticas de todas as variáveis inerentes ao negócio. Estes manuais de sistema devem contemplar todos os elementos que permitem a correta formatação do modelo, bem como a uniformização de todas as unidades da rede. Os manuais que descrevem estes procedimentos devem ser um facilitador no momento de replicar e mais facilmente transmitir os conhecimentos necessários aos novos parceiros.

O franchisado deve seguir o modelo do negócio pensado e testado pelo franchisador, implementando todos os procedimentos já documentados. O parceiro franchisado terá a sua tarefa facilitada ao seguir os passos descritos nos referidos manuais.  

Assim sendo, devemos ter presente que os manuais de uma rede de franchising são um elemento fulcral para a correta duplicação do modelo de negócio do franchisador, e respetivo sucesso da rede. A formação inicial deve ter como base estes mesmos conteúdos, mas também devem ser consultados sempre que o parceiro tenha essa necessidade.

Desta forma, podem e devem ser um auxiliar ao correto funcionamento e seguimento de boas práticas por parte do franchisado.

Por fim, e não menos importante, devemos ter em conta que os manuais não são nem devem ser estativos, são sim dinâmicos e mutáveis no sentido de poderem acompanhar a evolução do próprio conceito.