O meu negócio pode ser um franchising?

Por onne

É verdade que o modelo de franchising é um facilitador da expansão dos negócios, mas é igualmente verdade que nem todos os negócios se aplicam a este modelo.

Há um conjunto de variáveis que podem fazer com que um determinado negócio não se adeque ao sistema de franchising. Processos demasiadamente complexos, margens reduzidas, modelos de negócio por testar, necessidade de equipas demasiado extensas e dificuldade de acompanhamento à distância são algumas dessas variáveis, que à partida condicionam o negócio de potenciais franchisadores.
Por outro lado, existem determinadas características que se aplicam perfeitamente a este modelo, desde logo se forem negócios inovadores e únicos, com rentabilidades elevadas, negócios relativamente simples de operar e, sobretudo, de replicar.
Quando se toma a decisão de expandir um negócio em franchising, esta deve ser consciente e pensada pelo futuro franchisador, devendo ser acompanhada por consultores e outros especialistas, que poderão apoiar o empreendedor a seguir o melhor caminho.
Se recorrer a uma consultora com experiência na formatação de negócios para o sistema de franchising, a sua probabilidade de sucesso com este modelo aumenta exponencialmente. Informe-se, apoie-se na experiência de quem domina o assunto e decida se a decisão de expandir em sistema de franchising é a decisão correta ou não para o seu negócio.