Duarte Domingues começa Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela como líder da Juventude e Frederico Figueiredo é o 5.º da Geral

Por onne

Duarte Domingues, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi hoje o melhor jovem no regresso do V Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. Frederico Figueiredo ocupa o 5.º lugar da Geral Individual, a 4 segundos do Camisola Amarela, Eric Fagúndez (Burgos-BH), após um dia de duplo sector. De manhã houve contrarrelógio coletivo, onde a estrutura de Águeda conseguiu o 2.º lugar e a 2.ª Etapa disputou-se da parte da tarde.  


De manhã o Contrarrelógio por Equipas ligou Seia a Gouveia ao longo de 15,8 km. A Glassdrive / Q8 / Anicolor gastou mais 4 segundos do que a vencedora espanhola Burgos-BH, que concluiu o percurso em 22m21s conquistando a 1.ª Etapa.  
  

Já de tarde, a 2.ª Etapa foi uma viagem de 123,5 km que ligou Fornos de Algodres a Figueira de Castelo Rodrigo. A fuga surgiu nos primeiros quilómetros e juntou 12 corredores. Mas foi perdendo unidades à medida que o percurso avançava. Aos 28 km os fugitivos passavam a oito, mas conseguiam alcançar 04m20s sobre o pelotão. Aos 64,5 km, já só estavam quatro corredores na frente, que persistiam ao trabalho que o pelotão fazia, comandado pela Glassdrive / Q8 / Anicolor, para reduzir a diferença. E foi a 4 km da chegada que a fuga foi anulada, o que antevia uma chegada a Fornos de Algodres em pelotão.  
  

Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) foi o mais forte e Frederico Figueiredo terminava em 13.º lugar. Na Geral Individual, o trepador ocupa o 5.º lugar, imediatamente seguido por Artem Nych e James Whelan, 6.º e 7.º classificados. Duarte Domingues também teve um dia positivo, ao conquistar a Camisola Branca, que simboliza o melhor jovem da corrida.  
  

“Foi um bom dia. Na parte da manhã fizemos um excelente contrarrelógio, sofremos um engano durante o percurso, mas são coisas que acontecem, embora tenhamos acabado por ficar um pouco prejudicados. Ainda temos muita corrida pela frente. Na parte da tarde também estivemos bem e vamos continuar a fazer o melhor para dignificar os nossos patrocinadores e parceiros”, disse Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor”.  
  

Amanhã vai para a estrada a 3.ª Etapa do V Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, com partida de Penamacor (12H00) e chegada a Pinhel (16H18), após estarem percorridos 176,8 km.